No mundo da robótica, escutamos muito sobre arduino. Mas afinal, o que é arduino e qual o motivo dele ser tão citado na robótica educacional? Saiba nesse artigo!
De modo bem simplificado, arduino é uma placa que possibilita a realização de projetos eletrônicos de uma forma bem mais simples. Esse circuito eletrônico tem uma capacidade de processamento muito boa, e permite diversos tipos de programação, inclusive de robôs.
Qualquer pessoa que tenha interesse em criar objeto ou até mesmo ambientes interativos, pode usar o arduino. O microcontrolador é programado na linguagem Arduino.
Como o arduino foi criado?
A placa foi desenvolvida em 2005 por um grupo de cinco pesquisadores: Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. O objetivo era criar um dispositivo barato, funcional e fácil de programar, sendo acessível principalmente para estudantes e pessoas interessadas.
É exatamente por isso que a placa é tão citada entre o mundo da robótica e com alunos de engenharia. O seu baixo custo possibilita a criação de diversos projetos úteis para o cotidiano e para o ensino.
Depois que você programa o dispositivo pelo computador, ele é usado de forma independente, ou seja, basta colocá-lo no projeto e ele já começa a funcionar! Entretanto, é importante ressaltar que existem modelos específicos para cada tipo de projeto.
Robótica Maker
No Kit Robótica Maker, a tecnologia adotada é justamente o arduino. Por isso o curso é tão completo, visto que crianças e adolescentes irão aprender através de uma placa usada mundialmente.
Os alunos aprendem a programá-lo através da programação em blocos, o que torna o ensino mais atrativo e eficaz.