O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que possibilitará ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. 

Com a reforma, o currículo do Novo Ensino Médio passa a ser composto por duas partes: a formação geral básica, que é composta pelos conhecimentos expressos na BNCC para todas as áreas do conhecimento, e obrigatória para todos os estudantes. E os itinerários formativos, que são de curso obrigatório, mas que podem ser compostos por diferentes trilhas que os estudantes escolherão conforme seu projeto de vida.

Outra novidade foi em relação à carga horária. De 2.400 horas obrigatórias, o Novo Ensino Médio passa a ter 3.000 horas, ou seja, 600 horas a mais.

A proposta do Novo Ensino Médio surgiu após a percepção de uma estagnação dos índices de desempenho dos estudantes brasileiros. Além disso, entre as etapas da educação básica, o ensino médio é a que tem as maiores taxas de abandono, reprovação e atraso escolar.

Por esses motivos foi considerada fundamental a implementação de um novo modelo que torne o Ensino Médio mais atraente à realidade do século XXI. As mudanças da educação do Brasil buscam resultados na relação dos jovens ao que é ofertado no ensino e maior inclusão desses jovens ao mercado de trabalho.



You may also like

Comments are closed.

More in Educadores