As crianças vivenciam a maior parte dos sentimentos que são comuns aos adultos. Por isso, desde a infância, é fundamental que os pais e professores ajudem no desenvolvimento de inteligência emocional. Uma forma de fazer isso é ensinar como lidar com a frustração.
Neste artigo, vamos ajudar você a compartilhar com seus filhos o que é a frustração e como passar por esses momentos. Continue a leitura e confira.
Como explicar o que é frustração?
Explicar sentimentos nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, trata-se de algo abstrato e relativo de pessoa para pessoa. Por isso, às vezes a criança se entristece e não sabe como definir se o que sente é frustração.
Para pais e professores, é possível falar com os pequenos que a frustração surge quando algo que nós esperamos não acontece ou dá errado. Durante o período da pandemia, por exemplo, esse sentimento pode surgir quando os filhos querem ir à escola, ver os amigos e fazer uma viagem que já estava planejada, mas são impedidos por conta do isolamento.
Como crianças podem lidar com a frustração?
Querer uma coisa e descobrir que ela não vai se realizar é uma situação que vai acontecer ao longo de toda a vida. Por isso, se desde cedo a criança souber como lidar com a frustração, ela vai crescer com mais saúde mental e inteligência para administrar emoções. Veja como ajudar os pequenos nesse tema.
Converse e acolha
Ignorar a tristeza e a birra que são derivadas da frustração é um erro que os pais e professores não devem cometer. Afinal, reprimir sentimentos pode causar traumas muito maiores e prejudicar o desenvolvimento infantil. O melhor a fazer é acolher a criança e conversar abertamente sobre os sentimentos que ela está vivenciando.
Peça para ela tentar descrever o que sente e quais motivos a deixaram daquele jeito. Se ela estiver agitada, abrace para tentar acalmá-la e espere um momento tranquilo para falar sobre o assunto.
Fale sobre superação e esperança
Na infância, é comum que a criança tenha a impressão de que uma frustração é a pior coisa que poderia acontecer. Por isso, é fundamental mostrar um cenário mais amplo, em que as situações podem mudar e melhorar mais à frente.
Dar exemplos de superação e de histórias que mudaram e se tornaram felizes é um caminho para evitar que a criança fique desesperançosa e que pensamentos desanimadores se prolonguem por muito tempo.
Mostre a importância de saber esperar
Para saber como lidar com as frustrações, a criança deve compreender a importância da paciência e da espera. É preciso explicar que nem tudo acontece na hora que queremos e que muitos fatores podem influenciar uma situação, não apenas a nossa vontade.
Esse tipo de conversa vai ajudar no desenvolvimento de um pensamento mais reflexivo e menos impulsivo. Assim, nas próximas vezes, a frustração inicial pode ser melhor administrada.
Saber como lidar com a frustração é um dos primeiros passos para o desenvolvimento de inteligência emocional ainda na infância. Esse é um aspecto importante, principalmente considerando a instabilidade do mundo em que vivemos. Por isso, os pais podem ser grandes ajudadores na compreensão dessas emoções.
Se você quer acompanhar mais conteúdos como este, faça parte da nossa comunidade no Facebook.